History

Nov 10, 2011

MAT convoca partidos políticos para avaliar processo de actualização


Category: News
Posted by: laurinda

Luanda - O Ministério da Administração do Território (MAT) promove, na próxima segunda-feira, 14, um encontro com representantes dos partidos políticos, para abordar questões relacionadas com o processo de actualização do registo eleitoral, em curso no país até Dezembro próximo.

Uma nota a que a Angop teve acesso refere que a reunião terá lugar no Centro de Conferências de Talatona, em Luanda, e será orientada pelo titular da pasta da Administração do Território, Bornito de Sousa.

Saliente-se que, com o mesmo propósito, Bornito de Sousa e o seu vice-ministro para os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida, reuniram-se, na pretérita segunda-feira, com agentes da sociedade civil, aos quais pediram maior envolvimento na mobilização dos cidadãos para o registo e actualização de dados eleitorais.

Na ocasião, foi revelado que desde o início do processo, em 29 de Julho, até ao dia 6 último, foram cadastrados dois milhões, 178 mil e 453 cidadãos, dos quais um milhão, 963 mil e 696 fizeram a actualização, escolhendo o local de voto, alterações de residência, bem como a aquisição de 2ª vias de cartões de eleitores.

No mesmo período, 214 mil e 757 cidadãos adquiriram o estatuto de eleitores, e pela primeira vez, devem votar nas eleições gerais, previstas para 2012.